Contos




VISITAS INDESEJÁVEIS - Mentira, Inveja e Ciúmes.

A pior coisa que existe no mundo depois da Mentira é a Inveja. Infelizmente, ambas são aparentadas, se multiplicam e atacam por todos os lados... traiçoeiras. Dizem que são terríveis, até a velha Medusa as temia. Soube que foram geradas do mesmo pai, embora tenham mães diferentes.

Acreditam que me deparei com estas pestes, de repente, vieram me visitar...

A Mentira é feia e atarracada. No entanto usa máscaras para enganar e se divertir. Adora se entranhar na vida humana. Vive e sobrevive assim. Agora com a internet (ela) deita e rola. É filha do Fracasso com a Mil Faces. Zomba da carência dos humanos que lhe permite atingir e convencer qualquer um das suas farsas, maldades e sandices. Todos, os ingênuos e crédulos, caem em seus fortes braços... parece um polvo.

Já a Inveja é mal humorada. Peçonhenta, fica buscando a quem atacar. É predadora sutil e perigosa. Ela é magérrima e mais bonitinha que a irmã. Isso porque também é filha do Fracasso, mas sua mãe é a famosa Fraqueza.

A Inveja vive de romance e aos beijos com o tal Ciúme, por isso torna-se cada vez mais cheia de ódio pelos que são bem sucedidos ou homenageados. Nunca foi convidada para comemorações nem nunca o será. Mas ela se disfarça como a mana Mentira e aparece, camuflada, para atacar suas vitimas. Inveja e Ciúme juntos não têm quem suporte... só matando.

Para completar se uniu ao trio horroroso o Caos. Diz que quanto pior e confuso está o mundo e a humanidade mais ele gosta, por isso ajuda o grupinho medonho. Se as coisas se ajeitarem ele cai fora, não gosta de ordem e harmonia, fala que isso dá “enjôo” ... este é repugnante e enlouquecedor.

Preciso perguntar : algum de vocês já se deparou com estas aberrações? Que fizeram para se defender?

Elas, as manas, com os companheiros hediondos, apareceram aqui na ‘minha praia’ sem serem convidados. Queriam ‘arrasar’ com tudo. Sem saber o que fazer eu chamei os meus padrinhos que sempre me socorrem - a Vitória (casada com o Sucesso) e o Amor. Pedi que expulsassem aquelas nojeiras. Eles agiram rápido e deram uma coça naqueles nefandos. Aquelas ‘coisas odiosas’ recuaram e partiram. Entretanto, avisaram que vão voltar assim que meus protetores me deixarem. Mas, o Amor e a Vitória (mais o Sucesso ) meus benfeitores e guardiães prometeram nunca me abandonar...





AS SOMBRAS...


Existia uma região solitária, bem inóspita e sombria. Era um lugar escuro, feio e horripilante. Lembrava o triste Hades dos mitos da Grécia. Ali viviam desorientadas, andando de um lado para o outro, duas sombras.

Um dia, por acaso, elas se ‘perceberam’ em meio ao nevoeiro denso que as rodeava. Ficaram surpresas por não estarem sós, pensavam que eram únicas nessa realidade. Então, por pura curiosidade, resolveram conversar para se conheceram, já que habitavam a mesma dimensão.


- quem és tu? - perguntou a primeira sombra.


- para dizer a verdade, não sei bem quem sou ou por que me colocaram aqui neste mundo. Só sei que sou algo vivo que pensa... O Divino que criou tudo neste universo me criou também. Mas, me deixou em aberto/por acabar. Minha essência pode variar de acordo com minhas escolhas de vida. Sinto que posso me tornar quase perfeita ou até quase divina. Mas, também posso decair, tornando- me a pior besta ou verme deste mundo.

- hum,... muito triste esta tua sina .


- pois é. Minha existência, ou seja, meu modo de ser, é que vai forjar minha essência. Acho isso muito injusto, jogar essa imensa responsabilidade em mim. Afinal, todas as coisas neste mundo foram criadas para uma determinada função ou lugar. As suas essências precedem sua existência. Elas foram forjadas, completadas ou fechadas para um determinado fim. Eu fiquei em aberto...


- entendo, queres dizer que és incompleta.


- totalmente... fui criada com um pouquinho de tudo, mas sem um encerramento final. Fiquei, assim, inacabada. A Inteligência que me criou disse para eu dar conta, sozinha, de me completar e fechar. Mas, isto é quase impossível. Essa abertura permite me fazer e me refazer todo dia. Também, permite me destruir e me reconstruir todo dia. Recebo diariamente estímulos, incentivos, materiais e energia para me transformar. Assim sigo em frente sem nunca conseguir me completar...


- difícil mesmo teu destino – continua a sombra primeira.


- o pior de tudo é que tenho uma consciência, um Eu, que sabe disso tudo que te falei. Esta consciência me avisa e alerta que sou finita. Vou morrer. Porque sou um ser vivo e todos morrem, mas só eu que sei disso. Os outros seres vivos existem sem saber que vão acabar um dia. Isso me atormenta muito, extinguir-me sem me sentir inteira e completa. Por isso, sou um ser angustiado.


- me pareces conformada com essa sorte.


- fazer o que? Mas, sinto que existe algo que poderia ajudar a me realizar. Só não sei o que é. Por isso sigo nesta busca incessante e esperançosa, marchando triste para o meu fim. Acho que foi por isso que me tornei uma sombra...


-tens um nome pelo menos?


- isso eu tenho sim, me chamam de homem.


- e tu quem és? - pergunta o homem a outra sombra.


- bem, eu também me sinto meio perdida. Mas, diferente de ti, sei que sou preciosa. Vivo vagando sem um destino certo. Busco quem me mereça para me alojar. Existo, mas não sou uma coisa viva como você. Dependo de ser procurada, desejada ...concebida/ objetivada. Não posso acontecer sozinha, dependo deste Outro que vai me receber e me cuidar. Sou um meio e não um fim. Sou uma estrada e não uma morada. Sou um fazer, uma atividade contínua.


- pareces interessante – diz o homem


- verdade. Deve ser porque sinto que sou desejada. Mas, pensando bem no que me disseste, acho que posso ser aquilo que buscas para te completar. Sinto que sou a tua salvação e tu és a minha. Acho que sou aquele algo que vai te preencher e te conduzir a uma vida plena, completa e satisfatória.


- será verdade? - fala o homem, esperançoso.


- nosso encontro me iluminou, agora tenho esta certeza. Para me achar e possuir, é preciso ter isso tudo que você relatou. Esses conhecimentos, dons, virtudes e até este livre arbítrio que teu Pai te proveu. Deverás, no entanto, desenvolver teu autoconhecimento mais profundo, para me mereceres...


- e como faço isso? – pergunta o homem.


- bem, isso só tu vais saber, desvelar, descobrir... sei que tem um caminho, um jeito de ser que exige constante atenção, muita experiência, muitos conhecimentos e muita perseverança. Ele é cimentado com tua intuição, tua razão e com muito amor. Capacidades e sentimentos que recebeste de presente do teu Mestre. Este caminho que se chama sabedoria é que vai te trazer até a mim.


- como te chamas? - pergunta o homem emocionado.


- me chamo felicidade.


De repente, como num passe de mágica, a névoa entre ambas se desvanecem. Encantadas se reconhecem. Logo se abraçam e se fundem deixando de serem sombras. Agora, são um único SER. Este é forte, poderoso, inteligente e iluminado. Passa a reger todos os outros seres deste mundo junto com seus semelhantes.


Finalmente, a solidão e a escuridão acabaram. A região se transforma numa paisagem verdejante, clara e ensolarada. A natureza exuberante aparece por inteiro. Riachos abundantes e transparentes, muitos campos, montanhas, matas e flores acontecem naquele lugar, onde o novo HOMEM nasceu. Ele deve governar com amor e respeito todo o planeta, onde seu Criador o colocou para se realizar e ser feliz.